Novo
Português
C ARTE - 2014
Livro Novo, capa comum, plastificado, 17x24, 144 páginas.
O livro discute como os governos têm preparado as localidades, por meio de intervenções urbanas, city marketing e atração de megaeventos como as Copas do Mundo e Olimpíadas, para inseri-las no competitivo circuito turístico e empresarial internacional e as consequências destas ações para as cidades e as sociedades locais. Nele, buscou-se desnudar as construções de diversas ordens utilizadas para a venda das cidades por meio da indústria do turismo em consonância com o sistema capitalista pós-industrial. A natureza estratégica da construção turística nas cidades e sua associação direta e explícita com os poderes interescolares terminam por levar as localidades a aplicar as mesmas estratégias, copiando aquilo que se acredita bem-sucedido em outras partes. Tais estratégias constituem um arcabouço conceitual/metodológico dos projetos turísticos, que passa a ser aplicado pelas localidades que pretendam transformar-se em mercadorias para o consumo de visitantes e empresas. Após uma consistente revisão de literatura, resultante de ininterruptos projetos de pesquisa acadêmica e viagens internacionais e nacionais, iniciados em 2003, os autores relatam as diversas experiências mundiais, com destaque para Barcelona, Cingapura e Dubai, e as brasileiras, ainda em curso, de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.
TURISMO