Ótimo estado de conservação
Português
EDITORA DELTA - 1972
Livro seminovo, capa comum, encontra-se em ótimo estado de conservação, contém manchas devido a ação do tempo nada que atrapalhe na leitura, 26x38, Volume 1:(382 páginas), Volume 2:(797 páginas), livros restaurados, higienizados e plastificados.
Volume 1: A pré-história é rica de pintura. As cavernas rupestres, com suas paredes naturais de convexidades e ressaltos caóticos, de superfícies inopinadamente planas e fendas imprevistas, são para nós, habituados à simetria de nossas casas geométricas, morada cheia de sugestões conquanto incrível. É nos quase difícil compreender, mas a ideias da construção da cabana, e a seguir a da casa, surge da falta de abrigos naturais ou de sua insuficiência em confronto com as necessidades. O aumento demográfico pressiona profunda- mente essa determinação, que ao homem primi- tivo parece e é inatural, e a cujo artificia lismo talvez se adapte de mau grado. Com efeito è inimaginável que o habitante das cavernas de Altamira, de Lascaux.
Volume 2: Nos séculos XIV e XV, ocorreram infiltrações recíprocas, como também fatos artísticos de mesma índole, entre os Países Baixos setentrionais depois individualizados geográfica e politicamente como Holanda Países Baixos meridionais, mas tarde Flandres Mas os primeiros (Zelândia, Holanda propriamente dita, Brabante superior, parte do Limburgo e Gueldria) ofereciam peculiaridades artísticas claramente distintas dos deman, de tal modo que a separação política em 1609, ante a originária diversidade espiritual fundamental, vem sublinhar a diferenciação há tempo posta em relevo pelas manifestações artísticas.
ARTES