Ótimo estado de conservação
Português
IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - 2011
Livro semi novo, capa comum, encontra-se em ótimo estado de conservação, Praticamente novo, 12x18 330 páginas.
(do R7) A história de um dos grandes autores da dramaturgia brasileira agora está contada em livro. Na noite desta segunda-feira (28), foi lançado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o livro Lauro César Muniz [ed. Imprensa Oficial], escrito por Hersch W. Basbaum.
A obra faz parte da coleção Aplauso, que tem outros 276 títulos em seu catálogo.
O perfil do biografado é escrito em primeira pessoa, o que dá a obra o caráter de um relato autobriográfico.
Em conversa com o R7, Basbaum afirmou que tinha um desejo antigo de fazer a biografia de Muniz, já que acreditava ser absurda sua ausência das telenovelas dele por tanto tempo.
- Ele é um dos melhores e principais dramaturgos do país e estava sendo deixado de lado pela Globo, o que era um absurdo.
O novelista ficou mais de cinco anos sem emplacar projetos na TV. Só em 2006, na Record, é que voltou a assinar uma novela, com a sofisticada Cidadão Brasileiro, e em 2009 com o sucesso Poder Paralelo, ambas protagonizadas por Gabriel Braga Nunes, o Léo de Insensato Coração (Globo).
Autor e biografado são amigos de longa data. Por isso, o processo de pesquisa e desenvolvimento do livro foi mais espontâneo.
- Pegava uma fita cassete, ligava no gravador e começa a conversar com Lauro. Gravei 12 fitas, temos mais de 12 horas de conversas gravadas.
Rubens Ewald Filho, o mais conhecido crítico de cinema do Brasil e coordenador da Coleção Aplauso, vê um elemento singular na biografia do dramaturgo.
- O livro sobre Lauro é muito vivo. Diferente de outros títulos da coleção, que são nostálgicos, o dele é o mais atual. O interessante também é que ele é muito pessoal, o autor de novelas participou muito no processo de criação do livro.
O próprio dramaturgo assume que foi muito bom fazer essa ?parceria? com alguém tão próximo.
- Basbaum e eu somos muito amigos, e acredito que isso o ajudou a fazer um relato da minha vida com um brilhantismo incrível.
CINEMA